Jair Bolsonaro questionou nesta quarta-feira (5) a apuração dos votos registrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no primeiro turno das eleições.

O ocupante do Palácio do Planalto comparou a apuração do último domingo (2) com a das eleições de 2014, quando Dilma Rousseff se reelegeu por uma pequena margem de votos.

Bolsonaro afirma que Aécio Neves venceu o pleito, tese já rechaçada pelo TSE e pelo próprio tucano.

“Até o gráfico da evolução que foi feito aqui levando-se em conta cada percentual de voto que era computado criou figura geográfica uniforme bem típica de algoritmo, muito parecido com aquela do segundo turno de 2014 do Aécio Neves. (…) Conseguiu já a maioria, daí ela foi numa paralela até o final e cada vez que entrava um minuto de voto dava ora vitória de Aécio, ora vitória da Dilma, e assim foi paralela até final e foi decidido segundo turno de 2014. Agora parece que se tivesse mais 5% o nosso oponente teria conseguido eleição no primeiro turno”.

Tal como em julho de 2021, quando fez uma live em que difundiu mentiras sobre as urnas, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral e pôs em dúvida a apuração, cujo resultado foi Lula em 1º lugar, com 48,4% dos votos, e ele em segundo, com 43,2%. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *